09/07/2020 as 00:17:15 | Terapia ocupacional, fisioterapia e o processo de envelhecimentoCom o aumento da população idosa no Brasil, também cresce o número de doenças e disfunções relacionadas ao envelhecimento e à falta de movimentação desse público. O corpo humano é uma máquina que vai se deteriorando com o passar do tempo, e o cuidado que temos com ele influencia diretamente nesse processo.
A fisioterapia é a ciência que estuda e trata doenças através principalmente do movimento, com auxílio de aparelhos, instrumentos e técnicas. Já a terapia ocupacional visa manter ou reestabelecer a saúde do indivíduo de forma funcional, com base em suas experiências de vida diária, biopsicossociais e preferências. As duas também atuam de forma preventiva, e quando trabalham juntas, formam uma parceria de sucesso para a saúde do idoso.
Essa união multidisciplinar trabalha tanto a saúde física quanto a mental do idoso, afim de prevenir, manter ou melhorar sua qualidade de vida e bem estar geral, afim de que viva muitos anos mantendo sua individualidade, funcionalidade e características como ser humano.

09/07/2020 as 00:17:31 | Qualidade de vida e terceira idade: uma coexistência necessária.A expectativa de vida tem aumentado a cada dia mais em nosso país, com a previsão de que a população acima de 60 anos seja triplicada entre os anos de 2010 e 2050, segundo o IBGE. Isso significa, na prática, 66 milhões de cidadãos, número muito acima do de crianças brasileiras.
Um país que que se importa com seus idosos respeita a história, cultura e todo um legado que o indivíduo imprimiu. Manutenção e promoção da saúde física e mental, acesso à cultura e informação, convívio social, atividades ocupacionais e atividade física são fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida do idoso, e isso deve ser oferecido a ele respeitando suas limitações e o enxergando como um ser humano, não uma carga.
Não basta apenas existir: todos tem direito a viver com qualidade, segurança e alegria, além da certeza de que são respeitados e bem quistos na sociedade que tanto colaboraram para construir.
